quinta-feira, 25 de junho de 2009

Principais Características da Umbanda

As características principais da Umbanda são:
1) Não se impõe nada à força a seus adeptos muito menos ameaças psicológicas de perigo em vossas vidas. Ou daqueles que, caso não se torne freqüentadores.
2) O atendimento é gratuito. Não é forçado o pagamento de dízimos a ninguém.
3) Não é negada a entrada de membros de outras religiões ou segmentos, nem críticas.
4) A todos os Espíritos encarnados e desencarnados são dadas oportunidades dos mais evoluídos ensinarem e os menos instruídos aprenderem. Independente do que tenham sido em vidas anteriores.
5) Aos membros Irmãos Terrenos designados médiuns são pedidos: o uso de roupas brancas, disciplina e fundamento. Ou seja: serem humildes, conscientes do que fazem e saberem com que estão trabalhando.
6) Diferente dos Cultos de Nação e outros segmentos, não se usa energia animal.
7) O Mentor espiritual é quem designa e comanda as tarefas. Isto pode diferenciar o modo de trabalho e desenvolvimento de um espaço para outro.
8) Elementos da natureza são essenciais para trabalhar às energias, água, erva, barro, etc.
9) Se possível trabalhar regularmente no mesmo dia e horário, favorecendo acostumar e disciplinar a todos. Lembrando que disciplina não é imposição, mas sim organização.
10) Método de raspagem e camarinha é dispensável.
As oferendas são opcionais. Existem três tipos: agradecimento, pedido ou proteção.
11) Líquidos alcoólicos são usados por médiuns e Guias experientes através da Magia em caso somente de extrema necessidade, devido à volatilidade do álcool que se apresenta positivamente na eterização para desintegrar campos de força negativos mais densos.
12) As guias (colares cruzados) são elementos de vibração entre o médium e o guia. Representam os Orixás em suas cores e protegem o médium de energias divergentes. São feitas por determinação do mentor, sendo que cada detalhe responde a um dos vários mistérios divinos. Deve ser usada pendurada no pescoço e nunca atravessada no ombro, pois isso é para quem tem cargo ou assim é determinado. Lembrando que: quanto maior for a graduação e o conhecimento, maior é a responsabilidade.
13) Defumação é sagrada e consagrada no mundo inteiro desde os monges tibetanos até os padres católicos. O turíbulo do guia é seu charuto, cachimbo, cigarrilha... O fumo tem efeito purificador. A fumaça que se eteriza age depurando energias e desagregando de maus fluidos, criando um escudo de proteção.
14) O Congá ou altar é um núcleo de força em atividade firme e durável. Tem fundamentos magísticas sob a supervisão da espiritualidade. Age como:
a) Centro Atrator porque atrai para si pensamentos e ondas que pairam sobre a casa.
b) É Condensador na medida que energias se aglutinam ao seu redor.
c) É Escoador, pára-raio, comprimindo miasmas e descarregando, num potente efluxo em outros pontos magísticos da casa.
d) É Expansor, condensa as ondas, as potencializa e devolve para os presentes, num fluxo positivo.
e) É Transformador, reciclador de lixo astral, depurando-os e os vertendo já reciclados ao ambiente.
f) É Alimentador por receber fluidos astrais auxiliando na sustentação da egrégora. Distribue a energia equilibrando os pontos de firmeza, riscados, médiuns.
15) O Espaço, Tenda, Templo, Terreiro é a Casa Santa dos umbandistas onde se desenvolvem os cultos com o Mundo espiritual. Lugar de prática, estudo religioso, com fundamentos e elementos, para divulgação e caridade.
16) A Música é opcional, tanto em mantras ou sons. É importante porque repercute no éter equilibrando as emoções dependendo da suavidade e pausa, cantados com amor, respeito, concentração, dedicação e vibração. Os Pontos Cantados servem para: invocar, louvar, e irradiar as Vibrações Sagradas ou Guias.
17) Ponto Riscado ou Grafia Sagrada. É o pólo magnetizador para trabalhar as magias, chamar as falanges e construir campos de força. Invocar as vibrações dos Mistérios Orixás e formação de Mandalas magísticas Ígneas. Serve para identificar o espírito comunicante ao Plano Terreno.
18) Pontos de Firmeza: são locais compostos de elementos naturais (fruta,barro,água,flor) que dão sustentação no trabalho e defesa das Casas Espirituais, são feitos por determinação do guia chefe e supervisão do guardião da esquerda.
19) Egrégora é o conjunto da falange de cada médium. Falange são os anjos, guias, mentores e espíritos superiores que se unem trabalhando juntos numa só sintonia, mesmo em vibrações diferentes. O dirigente espiritual da casa deve sempre estar atento e em comunicação com sua falange e egrégora do espaço.
20) Tronqueira: é o Ponto de Firmeza externo do espaço. É controlado pelo Guardião chefe da esquerda juntamente com demais entidades que fazem à segurança do local. O dirigente é quem conhece os fundamentos. É o primeiro lugar a ser saudado.

Sendo Umbanda sinônimo de fé, amor e caridade. Qualquer designação sem esses preceitos é outra religião ou segmento. Existe uma hierarquia bem organizada para que não haja desentendimento das espécies vibracionais até materiais, tudo está ligado e a sintonia natural prevalece.
A Umbanda é composta de Sete Linhas sendo Forças Superiores ou Mistérios. Cada linha é composta de dois Orixás Maiores independente da posição: Oxalá, Oxum, Oxossi, Ogum, Xangô, Abaluaiê, Iemanjá, Oiá, Oxumaré, Obá, Iansã, Ogum, Egunitá, Nanã e Omulu.
São energias, forças da natureza, partes do Criador que influenciam positivamente nas pessoas mantendo o equilíbrio natural dos elementos com relação ao Universo. Alguns discordam das posições que eles ocupam por causa dos elementos usados nos rituais ou pela comparação e sincretismo a Divindades do Candomblé ou Católica, fora isso todos concordam na simbiose da conjuntura nos trabalhos e o direcionamento do Orixá na Natureza independente da Linha que se apresente.

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